Gestão de fornecedores e cadeia de suprimento. Entenda a importância.

Os fornecedores representam um ator-chave no funcionamento das cadeias de abastecimento, são parceiros na prática e nas operações e, ao mesmo tempo, atores-chave na satisfação do cliente, por isso escolhê-los corretamente é vital para as empresas e suas cadeias de abastecimento.


Especialmente no que diz respeito às cadeias de abastecimento diretas, ou seja, aquelas formadas por uma empresa, um fornecedor e um cliente, envolvidos nas diferentes áreas da empresa, integradas tanto nos processos de produto e serviços, como nas finanças e informação, ou seja, ligados em todos os níveis da cadeia.


Para evoluir e otimizar as cadeias de suprimentos em geral, é necessário o apoio e trabalho de fornecedores externos, ou seja, aqueles que fornecem matérias-primas, peças de reposição, dispositivos, tendo impacto direto no desempenho do negócio.


E, por outro lado, se os fornecedores não estiverem alinhados com os objetivos da empresa, podem ocorrer atrasos ou até mesmo paradas de produção e, claro, prejuízos.
Por esses motivos, a seleção de fornecedores e o monitoramento de desempenho devem ser feitos de forma sistemática e organizada, minimizando os riscos associados à sua parte no processo. Segundo especialistas da área, a gestão de fornecedores é tão relevante para a empresa quanto a gestão de seus clientes.

fornecedores


Quais são os benefícios da gestão de fornecedores na cadeia de suprimentos?


Gerenciar fornecedores na cadeia de suprimentos cria relacionamentos mais saudáveis e fortes.
Isso tem muitas consequências positivas para um negócio. Em geral, podemos dizer que existem dois tipos de vantagens:

  • Diferencial competitivo: a empresa se destaca no mercado de seus concorrentes por agregar valor aos seus produtos e/ou serviços;
  • Rentabilidade: Com maior eficiência e custos reduzidos, os lucros e os resultados do negócio aumentam.
  • Comprometimento: bom relacionamento com fornecedores, evitar atrasos na entrega, problemas de disponibilidade e descaso com a qualidade;
  • Alinhamento: Com melhores parcerias, os fornecedores atendem às necessidades da organização, como nas áreas técnica, logística e financeira;
  • Eficiência: uma boa gestão dos fornecedores na cadeia de suprimentos otimiza o fluxo e evita falhas operacionais, trazendo mais produtividade.Por fim, uma gestão eficaz de fornecedores na cadeia de suprimentos deve buscar estabelecer um forte relacionamento com seus stakeholders.
  • É importante ter em mente que eles são mais que fornecedores de um produto, mas parceiros do seu negócio.
  • Assim, a parceria não se esgota no contrato de compra, mas se estende a outras etapas desse fluxo.
  • Com bons relacionamentos, a empresa e os fornecedores conseguem resolver seus problemas com mais agilidade, além de encontrar soluções que melhorem os processos para ambas as partes.
fornecedores

Tenha um bom relacionamento com os fornecedores


É importante ter em mente que eles são mais que fornecedores de um produto, mas parceiros do seu negócio.
Assim, a parceria não se esgota no contrato de compra, mas se estende a outras etapas desse fluxo.
Com bons relacionamentos, a empresa e os fornecedores conseguem resolver seus problemas com mais agilidade, além de encontrar soluções que melhorem os processos para ambas as partes

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.