O impacto da inteligência artificial na logística

Não tem como negar: a inteligência artificial já faz parte da rotina de todos, seja em pequenas ações, como o simples fato de pedir comida pelo celular, ou dentro de grandes empresas, otimizando processos. No setor logístico, não poderia ser diferente.

A inteligência artificial (IA) na logística tem tido um impacto significativo, transformando a maneira como as operações são gerenciadas e otimizando os processos em toda a cadeia de suprimentos.

Nesse artigo, abordaremos algumas possibilidades de aplicação de inteligência artificial e algumas áreas em que ela tem influenciado a logística.

Como a inteligência artificial pode ser aplicada na logística

Assim como em outros setores, a inteligência artificial oferece diversas possibilidades vantajosas e estratégicas a logística.

A combinação dos algoritmos avançados, aprendizado de máquina e análise de dados permite, por exemplo, maior precisão na tomada de decisões e também uma melhora nos processos.

Entre os processos nos quais ela pode ser aplicada, estão:

Otimização de rotas e planejamento de transporte: os algoritmos fornecidos pela IA são utilizados para otimizar rotas de transporte, levando em consideração variáveis como tráfego, condições meteorológicas e restrições de horário. Isso ajuda a reduzir os custos com transporte e melhorar sua eficiência.

Gestão de estoque: com os sistemas de IA, é possível prever demandas, otimizar níveis de estoque e melhorar a gestão do inventário. Como consequência, há a redução de uma probabilidade de excesso ou falta de estoque, minimizando custos e melhorando a satisfação do cliente.

Manutenção preditiva: a IA é usada para prever falhas em equipamentos e veículos, permitindo a manutenção preditiva. Isso ajuda a evitar paradas não planejadas, reduzindo o tempo de inatividade e os custos associados.

Blockchain na logística: a combinação de IA e blockchain pode melhorar a transparência e segurança na cadeia de suprimentos, rastreando o fluxo de produtos e garantindo a autenticidade das informações.

Análise preditiva: a análise preditiva baseada em IA é empregada para prever tendências e padrões na cadeia de suprimentos, facilitando a tomada de decisões estratégicas.

Inteligência de mercado e tomada de decisões: a IA fornece insights por meio da análise de grandes volumes de dados. Isso ajuda na tomada de decisões informadas sobre estratégias de transporte, escolha de fornecedores e ajustes na cadeia de suprimentos.

Olá! Sua encomenda está a caminho!

Quem não fica ansioso ao receber uma mensagem dessas no celular ou no e-mail após realizar uma compra online?

Pois saiba que esse sistema, conhecido como mensageria ou “messaging”, que gerencia todas as formas de comunicação entre empresas e clientes, só é possível graças à IA.

Com ele, é possível que o gerenciamento de sistemas de rastreamento aconteça em tempo real, fornecendo visibilidade total sobre a localização e o status dos produtos em trânsito. Isso ajuda na gestão eficiente da cadeia de suprimentos e na resposta rápida a eventos inesperados.

Ainda nesse processo, a IA é utilizada para automatizar operações em armazéns, como picking, embalagem e classificação, permitindo aumentar a eficiência das entregas e reduzir erros.

E quando o assunto é devolução de produtos, seja por algum erro ou insatisfação dos clientes, os sistemas de IA são usados para otimizar os, ajudando as empresas a lidar de maneira eficiente com produtos devolvidos, minimizando custos, reduzindo impactos negativos no estoque e mantendo a fidelização dos seus clientes.

Conclusão

O uso crescente da inteligência artificial na logística está resultando em cadeias de suprimentos mais ágeis, eficientes e adaptáveis às demandas do mercado em constante mudança.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.