Que tal investir em uma área de treinamento de alta demanda e que continua em evidência mesmo em tempos de crise? Descubra o que faz um operador logístico, cargo ideal para quem quer se inserir ou se reposicionar no mercado de trabalho.
Este profissional tem papel fundamental no desenvolvimento de empresas e nações. Afinal, investimentos em ferrovias, portos, aeroportos e rodovias são bons para o consumidor como um todo, o que impacta nos resultados da iniciativa privada e no progresso do país.
O que faz um operador logístico?
Pense em todas as etapas necessárias para que o café que você compra no supermercado chegue às gôndolas, desde a obtenção dos insumos para o beneficiamento do grão até o envio aos pontos de venda. Às vezes é possível ter acesso a bens sem sair de casa.
O operador logístico opera a aquisição, roteamento, armazenamento, transporte e distribuição de produtos. Controle de estoque, armazenamento e gestão de transportes fazem parte da sua rotina.
Assim, esse profissional promove o uso inteligente dos recursos financeiros da empresa e também tem interferência direta no nível de satisfação do consumidor com a marca. Continue lendo para entender algumas das funções desempenhadas na pedreira na prática.
Como funcionam os operadores logísticos?
Os operadores logísticos são geralmente divididos em três grandes categorias e funcionam da seguinte forma:
Operadores logísticos conjuntos
São eles que prestam o serviço logístico mais “básico”, digamos assim. Eles gerenciam o armazém onde os produtos serão armazenados, bem como o transporte e embalagem dos produtos.
Operadores logísticos com foco em administração
Como o próprio nome sugere, são aquelas que não têm como foco a armazenagem propriamente dita, mas sim a prestação de serviços de consultoria logística, disponibilização de recursos humanos (mão de obra especializada) e também sistemas de gestão de estoques.
Operadores logísticos híbridos
São eles que cuidam de todo o processo logístico, desde o planejamento, armazenagem até a mão de obra e a execução de todas as áreas logísticas.
Gestão de transporte de mercadorias
O transporte de mercadorias requer uma gestão eficaz para garantir qualidade e prazos dentro da cadeia de abastecimento, pois qualquer incidente que atrase ou interrompa o fluxo de mercadorias pode causar sérios prejuízos à produção.
Portanto, o operador logístico é um grande facilitador na gestão do transporte de mercadorias, dentre suas principais funções, nesta etapa, podemos citar:
• Gestão de transportadoras autorizadas: quase todos os setores possuem várias operadoras que o atendem, o que pode ser problemático sem uma gestão centralizada de todos esses parceiros. Por isso, o operador logístico pode atuar nessa camada da indústria junto com as transportadoras, otimizando assim o embarque de mercadorias.
• Gestão de motoristas autônomos: embora o processo de gerenciamento de transportadoras possa ser complexo, quando se trata de motoristas autônomos torna-se ainda mais complicado ter informações padronizadas devido a tantas variáveis. Seja por localização, motorista ou caminhão, tudo deve ser levado em consideração para o melhor direcionamento da mercadoria para o melhor parceiro, e o operador logístico pode agir de acordo.
• Padronização de processos: como o operador logístico é responsável por muitas operações e tem ampla atuação no setor logístico, é possível que ele defina padrões de processos, documentações, cadastro de motoristas, parceiros, configurações de carga e tudo que for necessário para garantir o transporte mais eficiente.
• Pagamento de frete: Dentre vários processos, o financiamento é um dos mais importantes na gestão da operação como um todo. Aqui, o operador logístico é responsável pelo pagamento de fretes, diárias, se necessário, e pelo acompanhamento da saúde financeira geral da logística.
• Acompanhamento da eficiência do parceiro: a análise da eficiência do parceiro também pode ser realizada pelos operadores logísticos com base em indicadores de desempenho, cargas movimentadas com sucesso, atrasos e incidentes. Muitos desses processos em um operador logístico tradicional são manuais ou descentralizados.
• Análise de toda a operação logística: Seja por meio de uma planilha Excel ou mesmo de um software logístico destinado a esta finalidade, o operador logístico consegue relatar melhorias na operação logística, mesmo que não seja o objetivo do operador tradicional.