Tendências do setor logístico para os próximos anos

Prever o futuro é uma tarefa impossível, mas a boa notícia é que, de acordo com alguns estudos em andamento, conseguimos identificar tendências logísticas para os próximos anos.

Muito tem se falado ultimamente sobre logística e como as empresas estão usando isso para atingir seus objetivos. A logística é um tema tão grande e abrangente, e está em constante crescimento e desenvolvimento. Por isso, para amenizar essa angústia, trouxemos aqui as novas tendências em logística para você.

tendências

Automação

Automatizar certos processos economiza tempo, dinheiro e evita equívocos humanos. Porque a solução técnica otimiza cada processo e a taxa de erro é de quase 0 %.

De fato, podemos destacar alguns dos benefícios dessa tendência, como:

  • Processo otimizado;
  • Aumenta da precisão;
  • Diminuição de custos;
  • Otimização do tempo;
  • Otimização de espaço;
  • Redução nos índices de enganos e desperdícios;
  • Redução no número de acidentes de trabalho.
tendências

Entrega por drones

Outro fator que ganhará força na logística nos próximos anos é o uso de drones para entrega. Repare que a entrega por drone é um exemplo oculto de automatização.

Por fim, podemos observar a substituição dos veículos de entrega (carros, motos, vans) por drones, tornando o processo (de entrega) muito mais eficiente.

tendências

Digitalização

Tornar a tecnologia sua melhor amiga ajudará você a ficar por dentro de todas as etapas do processo logístico. Isso significa que agora você pode acompanhar com precisão cada etapa da cadeia logística da sua empresa. Além de otimizar tempo e recursos.

E esta é a função mais próxima que temos agora. Que já está em andamento no Grupo MBM.

tendências

Internet das Coisas

Basicamente, a Internet das Coisas consiste em combinar vários objetos eletrônicos através da conexão com a internet, como a capacidade de ligar e desligar luzes ou dispositivos de controle usando um telefone celular.

Mas como a Internet das Coisas se tornará uma das tendências da logística nos próximos anos? Adotando os mesmos princípios do ambiente industrial.

Nesse sentido é possível utilizar a Internet das Coisas para controlar máquinas industriais. Isso permite o acompanhamento dos processos industriais em tempo real, além de facilitar o controle das etapas logísticas, simplificando a identificação do estado da mercadoria durante o transporte.

metaverso

Entrega mais rápida

Quando você tem a capacidade de entregar grandes quantidades dentro do prazo estimado, você tem tudo! Essa é uma das partes mais difíceis da logística e fazê-lo de maneira correta garante fidelidade, retenção e ótimas avaliações por seus clientes.

Transporte independente

Uma tendência que provavelmente aumentará nos próximos anos é a introdução de veículos autônomos (que podem ficar sem motorista). Embora esse modo de transporte apresente desafios, como segurança frágil, as vantagens incluem custos mais baixos e entregas mais rápidas. Também pode-se esperar que aumente a produtividade e reduza os inconvenientes causados ​​pela fadiga do motorista.

metaverso

Blockchain e contratos inteligentes

Blockchain é um sistema de registro que garante a segurança das transações realizadas pelas criptomoedas (bitcoin), funcionando como um livro. Mas o sistema vai além e já demonstra uma nova tendência no setor de logística: os chamados contratos inteligentes (Smart Contracts).

O smart contract é um protocolo de transação informatizado com a capacidade de executar processos de pagamento automaticamente quando os contratos são executados. Um dos benefícios de usar este sistema é que você pode evitar disputas com os devedores.

Leia nossas outras matérias.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.