O Metaverso e como isso vai impactar na logística do mundo todo.

Se você acompanha as notícias e histórias sobre o mundo digital, com certeza já escutou falar do metaverso, certo?

O criador do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou, recentemente, que suas redes sociais serão regidas pelo metaverso.

A nova tecnologia das redes sociais promete aproximar ainda mais as pessoas, onde será possível:

  • Dizer;
  • Adquirir;
  • ou apenas acessar um espaço virtual que será em 3D.
metaverso

O Metaverso irá aumentar nossa realidade virtual.

Zuckerberg declarou que acredita que as pessoas chegarão a essa realidade virtual de uma maneira muito natural.

No entanto, a tecnologia para tela, som e rastreamento ainda precisa ser elaborada. Tais elementos serão extremamente necessários para uma experiência completa no metaverso.

Zuckerberg destacou ainda que os sensores de inteligência artificial precisam ser aprimorados.

metaverso

Avatares e Tecnologia

O metaverso vai contar com um sistema de avatar que permite criar uma imagem autêntica de si mesmo. Os objetos serão muito realistas, enquanto imitam completamente a nossa realidade.

Da mesma forma, o “meta” incluirá várias ferramentas das quais a inteligência artificial será a principal. Ou seja, o sistema pode ligar a TV, acender uma luz e, se desejar, ligar o micro-ondas.

Além disso, vários mundos que os avatares poderão explorar também serão classificados no metaverso.

metaverso

As empresas já apostam nessa nova tecnologia.

Algumas empresas já estão integrando essa novidade, como a Epic Games, que tem organizado “espetáculos” virtuais.

Acima de tudo, nesse novo mundo, cada pessoa terá seu avatar e isso os ajudará a acessar o Facebook, assim como a Epic Games, entre outros.

No entanto, não é novidade para todos que o Facebook e o Instagram não estão facilitando a vida dos concorrentes.

Nesse sentido, nesse mundo da tecnologia, espera-se que assim como no mundo físico, as pessoas gostem de compartilhar seus objetos de anseio no espaço virtual.

Consequentemente, no metaverso, os avatares podem ser famosos, pois terão opções para:

  • Adquirir roupas;
  • Decorações;
  • e também criar um espaço neste mundo virtual.
metaverso

Relação entre compras do Metaverso e as demandas no mundo real

A experiência de compra do consumidor é cada vez mais híbrida, ou melhor, é o resultado da convergência entre a realidade digital e física.

No livro “Indústria 4.0”, Philip Kotler já dizia que a jornada de compra atualmente é uma espiral. As pessoas pensam em comprar um tênis. Ela busca na internet modelos, cores, preços, etc. Este usuário pode comprá-los online ou deixá-los para comprar em lojas físicas. Ao chegar na loja, ela teve tempo de decidir quais sapatos comprar com base nas informações que consultou anteriormente.

E com a chegada do metaverso, acredita-se que esse tipo de experiência será mais frequente.

As pessoas serão impactadas pelas empresas enquanto permanecerem no ambiente virtual de um jogo ou plataforma de streaming, recebendo informações sobre produtos e serviços.

E como isso se relaciona com o transporte e a logística?

A expectativa é imensa, principalmente no varejo, setor que exige muita logística – e é reconhecido por ser o principal investidor em tecnologia, o que explica o avanço que tem feito nesse caminho.

Recentemente, a National Retail Federation, considerada a principal feira de varejo do mundo, realizada em Nova York, em janeiro de 2022, incluiu os varejistas como fortes candidatos a se beneficiar do metaverso.

Isso porque o metaverso será um mercado único, gigantesco e democrático, um ambiente propício ao entretenimento, interação, convivência, jogos, compras e publicidade

Quem será diretamente afetado? O mercado como um todo, é verdade, mas sobretudo o meio de pagamento, a chamada Experiência do Usuário. O registro das transações que serão responsáveis ​​pelo blockchain e, claro, para tudo será necessário a logística.

O consumidor de 2022 já é alguém extremamente conectado, conhecedor, exigente e muito ansioso. Antes de fazer uma compra, ele compara preços entre concorrentes, verifica sua reputação em sites de reclamação e verifica o impacto da empresa no meio ambiente e na cultura, principalmente, o cumprimento dos prazos de entrega.

Lidamos com clientes que desejam qualidade incrível, entrega rápida, frete grátis e código de rastreio para rastrear sua compra e aliviar sua ansiedade.

Agora imagine um cliente em dois ou três anos, quando todos estarão no metaverso! A logística – ou outro setor que lidere a organização da cadeia de suprimentos em todas as etapas e estratégias – deve estar altamente organizada na mesma lógica.

E, em um mundo onde já temos empresas como o Mercado Livre, que entregam mercadorias em 24 horas, este mercado vai se apresentar ainda mais competitivo.

No metaverso, a interação com os usuários em um ambiente tridimensional permitirá a análise e busca de melhores alternativas e soluções para os requisitos logísticos.

Nesse sentido, embarcadores e transportadores precisam cooperar, pois o cliente deseja acompanhar todo o processo, da separação do produto e carregamento no transporte, ao trajeto realizado pela mercadoria e entrega final, tudo em tempo real, através de monóculos de realidade virtual.

A pergunta que não quer calar é: sua empresa está preparada para esse novo mundo?

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.