Entenda o que é Core Business e como definir o da sua empresa

Quais necessidades seu negócio atende para os consumidores? Se você não sabe a resposta, você não sabe qual é o seu core business!

O core business é a atividade principal de uma empresa e é fundamental saber definir com precisão este conceito. A partir da determinação do que constitui o núcleo central da organização, ou seja, o que é especialidade e o que sabe fazer bem, a tendência é que os resultados apareçam rapidamente.

Quando a empresa fala sobre seu core business, ela fala sobre o objetivo principal de suas operações de mercadologia. Isso é baseado em todas as ações e estratégias do negócio.

Por exemplo, podemos dizer que a principal atividade de uma instituição financeira é emprestar dinheiro, a de uma indústria têxtil é produzir têxteis e roupas, etc.

É importante não confundir a missão da empresa com as atividades principais. A atividade principal está relacionada ao campo do produto ou serviço em que a empresa é especializada. A missão diz respeito ao objeto da empresa e não ao seu core business. A atividade principal ajuda a empresa a realizar sua missão corporativa.

É importante também não confundir a definição de core business com o modelo de negócios de uma empresa. O modelo de negócio é a forma pela qual a empresa colocará em prática o que definiu como sua atividade principal.

Por exemplo, uma empresa que tem como atividade principal, ou seja, seu core business, a venda de calçados pode ter uma loja física, um e-commerce, vender em marketplaces ou até mesmo optar pelo dropshipping (remessa direta).

core business

Consistência do planejamento estratégico e do core business

Embora os conceitos de estratégia e core business sejam diferentes, a coordenação entre as duas práticas é essencial para o sucesso de uma empresa. Afinal, as manobras e preparativos para atingir a meta devem estar alinhadas com o core da empresa, certo?

Nesse caso, o monitoramento estratégico do core business serve para mensurar as oportunidades de crescimento e avaliar o momento adequado para mudanças no posicionamento da marca ou introdução de novos serviços e linhas de produtos.

core business

Diferença entre Core Business e Core Competences

Outro conceito que auxilia na gestão do core business é a competência core, que são habilidades e atributos desenvolvidos por uma empresa e que lhe dão uma vantagem competitiva sobre seus concorrentes.

O core competence demonstra o papel em que a organização se destaca, como o uso de tecnologia.

Esta não se trata de uma atividade empresarial. É uma habilidade única que se torna uma estratégia de negócios. Existem três indicadores de uma habilidade básica: a dificuldade dos concorrentes em replicá-la; quantos mercados podem ser acessados ​​com esse recurso; e quanto contribui para o produto final.

Aproveite para seguir a gente nas redes sociais e ler nossas outras matérias.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.