Logística integrada: entenda se esta é a melhor opção para a sua empresa

A logística integrada traz várias dúvidas sobre sua implantação. Por isso hoje vamos falar um pouco mais sobre esta modalidade.

A logística é essencial para garantir o sucesso de um negócio. Com o avanço da metodologia de produção, novas formas de realizar os procedimentos logísticos foram desenvolvidas. Dentre elas está a logística integrada, que é uma estratégia que conecta todas as etapas do processo de movimentação de produtos e aproveita todo o potencial da tecnologia em sua integração.

Um procedimento que, se realizado da maneira correta, pode contribuir para a credibilidade de uma empresa, destacando-a no mercado pela alta produtividade e pontualidade. 

logística integrada

O que é logística integrada?

Em uma palavra, a logística integrada trata das interações entre todos os processos da cadeia de suprimentos. Como resultado, a empresa desfruta de uma gestão eficiente, abrangente e eficaz.

A logística integrada tem como base ferramentas tecnológicas. Por meio delas, a empresa acompanha passo a passo do processo, mede os resultados e analisa as informações para a tomada de decisões estratégicas.

Uma gestão munida de informações graças à capacidade de coleta, organização, análise e arquivamento de dados dessas ferramentas.

Como aplicar a logística integrada na sua empresa?

Para ter processos operacionais alinhados e otimizados, é preciso investir em comunicação interna de qualidade. Nesse sentido, o fluxo de informações das atividades e setores deve ser contínuo, claro e objetivo, para que a empresa possa analisar os dados em tempo real.

A logística geral está dividida em três áreas principais: gestão de materiais, movimentação de materiais e distribuição de materiais.

logística integrada

Determinação do Fluxo de Materiais

Na logística integrada é possível um melhor controle da importação e exportação de matérias-primas, tendo em vista a redução de desperdícios e o excesso de estoque. Além disso, o especialista de fluxo deve controlar a chegada das remessas dentro do prazo ideal.

Dessa forma, a qualidade pode ser garantida em todo o processo, desde a saída da mercadoria do centro de armazenagem até o trânsito interestadual.

Movimentação de materiais

Cuidar do fluxo de pedidos é essencial para agilizar toda a cadeia produtiva. Na prática, é necessário mapear todos os pedidos de uma empresa para identificar padrões que beneficiem o processo logístico.

Um truque é antecipar as necessidades do cliente e entender seu perfil de consumidor. Assim, você pode responder a demanda do público e manter o estoque.

Fique atento ao frete e distribuição

O frete tem potencial para agregar valor ao serviço de uma empresa, além de uma vantagem competitiva no mercado.

Para tanto, é fundamental realizar o planejamento de entrega e distribuição dos produtos. É importante garantir a velocidade de transporte, rotas e prazos de entrega.

Esses cuidados devem estar presentes em todas as etapas do processo de frete para garantir que os pedidos dos clientes sejam de ótima qualidade.

Vantagens da Logística Integrada

A logística integrada é uma visão holística do processo, contemplando toda a cadeia produtiva, desde a origem do produto até seus fornecedores até a distribuição e entrega ao cliente final, ao invés de isolar transporte e estoque como acontece em velhos métodos.

O conceito de logística integrada, na prática, manifesta-se em três áreas principais:

  • Logística Inbound – o relacionamento com fornecedores e transporte, armazenagem, compras e controle de qualidade da matéria-prima são as prioridades para o produto final;
  • Logística Industrial – avalia-se o envolvimento da fonte fornecedora na cadeia produtiva, bem como o controle e movimentação de materiais em andamento; 
  • Logística Outbound – responsável por colocar o produto nas mãos do consumidor final e fortalecer o relacionamento da empresa com o cliente.

Optar por uma logística integrada para sua empresa, pode trazer uma série de vantagens econômicas e mercadológicas.

Aproveite para ler nossas outras matérias clicando aqui.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.