Antecipadamente devemos te informar que se você ainda faz a identificação de suas mercadorias escrevendo nas caixas com caneta, você precisa ler esse artigo!
Do mesmo modo que iremos te apresentar um cuidado que traz profissionalismo, evita erros na entrega e ainda te ajuda a divulgar a sua transportadora, iremos facilitar sua vida.
Mas tudo isso apenas utilizando etiquetas? Sim! Vamos te mostrar o porque das etiquetas de identificação de mercadoria são tão importantes e como você deve emiti-la de forma simples e rápida!
Evita erros e perda de volumes
Em primeiro lugar vamos te informar sobre um ponto fundamental que será como uma alavanca para o sucesso da entrega, que é a identificação dos volumes. Ela evita diversos erros no carregamento das cargas, perda de volumes ou entregas trocadas. O ideal é que essa identificação seja feita por meio de etiquetas.
Seja como for, poucas transportadoras fazem etiquetas, muitas vezes o conferente é a pessoa encarregada de escrever nas caixas, com caneta mesmo, no momento em que o caminhão chega da coleta. Mas essa forma não é muito profissional de identificar as mercadorias, né?!
Mais profissionalismo e credibilidade
Antes de mais nada a etiqueta, que contém os números da nota, a quantidade de volumes, o destinatário e até mesmo o logotipo da sua transportadora, passa um ar de profissionalismo, que dá mais credibilidade para o serviço em questão.
Divulgação da transportadora
Primeiramente, além de facilitar a identificação dos volumes, as etiquetas também são uma maneira de divulgar sua empresa. Isso mesmo!
Contudo, caso você coloque o logotipo da transportadora impresso na etiqueta, as pessoas saberão que sua empresa existe! Exemplo, imagine que você fez a entrega de um fogão para um destinatário final, pessoa física. Então, o “Carlos” recebe o fogão rapidamente, inclusive antes do prazo, e fica impressionado com a qualidade da entrega. E ali na caixa está o logotipo da sua transportadora.
Sob o mesmo ponto de vista agora imagine se o Carlos for Gerente de Logística em uma indústria! A partir daí ele vai passar a conhecer a sua empresa e até pode entrar em contato para pedir uma cotação. Uma vez que as oportunidades podem estar onde a gente menos imagina.
Ou seja, uma forma simples e dinâmica de emitir etiquetas é utilizando um sistema de gestão de transporte eficiente. Em alguns sistemas dá até pra customizar a etiqueta, escolher onde vai seu logotipo, se o número da nota vai em cima ou embaixo, etc… a etiqueta fica com a cara da sua empresa, da maneira que você deseja. Inclusive, se você tiver as notas fiscais antes da mercadoria chegar, dá pra deixar as etiquetas prontas adiantando ainda mais o trabalho.
A etiqueta identifica quantas caixas ou volumes fazem parte da mesma nota fiscal. Por exemplo: se a nota fiscal tem 3 caixas, serão emitidas 3 etiquetas com identificação 01/03, 02/03 e 03/03. Só de bater o olho o motorista já sabe se todas as caixas foram entregues. Facilitando muito a conferência e evita entregar caixas erradas ou até mesmo esquecer de entregar uma caixa.
Enfim, se você quer passar uma boa imagem para o seu cliente e simplificar a identificação das mercadorias emitindo etiquetas personalizadas.