Maio Amarelo: um trânsito mais seguro é você quem faz!

Por que a campanha do Maio Amarelo foi criada e como dirigir com mais segurança no trânsito.

À primeira vista quando pensamos em Maio Amarelo, logo vem em nossa mente “Trânsito seguro”, certo?! Isso porque a campanha já está indo para quinta edição no Brasil, sem contar que em diversos outros países em ela é presente fazem tempos.

Desde já, devemos te informar que a intenção dela é reduzir os números alarmantes de acidentes no trânsito, alertando sobre a preocupante taxa de mortalidade nas ruas, estradas e rodovias, estimulando sempre a segurança ao conduzir.

O que é o Maio Amarelo?

Primordialmente o Maio Amarelo ocorre internacionalmente como forma de conscientização referente aos perigos no trânsito e tem como principal objetivo reduzir os números dos acidentes.

A causa se define como movimento de toda uma sociedade, onde todos participam, incluindo o poder público, empresas privadas e cidadãos.

De antemão vamos expor como tudo começou, que foi quando houve um levantamento na OMS (Organização Mundial da Saúde) que apontou 1,3 milhão de mortes por conta de acidentes de trânsito em mais de 178 países no ano de 2009. Estudo este que também apontou o ano de 2020 como sendo o ano que esse número chegaria em 1,9 milhão. E em 2030 estimasse que esse número chegará até 2,4 milhões de fatalidades.

Do mesmo modo, ao analisar a situação e dados, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou em 2011 a Década de Ação para a Segurança no Trânsito, visando estimular ações mundiais, nacionais e regionais, com meta de se evitar pelo menos 5 milhões de mortes no trânsito até 2020. E é nesse momento que entra o Maio Amarelo, que faz parte desse aglomerado de ações. Atualmente, 26 estados e mais de 1.420 empresas apoiam a campanha no país.

Por que Maio e por que Amarelo?

Segundo a OMS o nome da campanha não é por acaso. Maio, porque foi o mês em que foi identificado números alarmantes de mortes no trânsito, mais precisamente dia 11 de Maio de 2011. Amarelo, porque é a cor que simboliza atenção nas sinalizações, e está presente em semáforos, placas e faixas de vias em todo o mundo.

Maio Amarelo: dicas de trânsito seguro!

Acima de tudo, contribuir com a mobilidade segura é um dever de todos, né?! Por isso, confira essas dicas de como tornar o trânsito mais seguro.

Dica 01: seja adepto a direção defensiva 

Antes de mais nada, a direção defensiva é o​ conjunto das práticas responsáveis no trânsito que elevam a eficiência e segurança da condução. Muito mais que apenas um simples tema de estudo para tirar a CNH, é uma opção preventiva segura que evita diversas situações.

Dica 02: respeitar a sinalização 

Ainda assim, vamos te informar que além das pinturas nas vias, que servem de sinalização horizontal. Existem mais de 200 tipos de placas, chamadas de sinalização vertical. Todas possuem a finalidade de organizar o trânsito de modo que favoreçam as condições do trecho e consequentemente prevenir acidentes.

Portanto, conhecer e respeitar a sinalização é indispensável. As placas tem cores diferentes e orientam o motorista referente a indicação.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.