Gestão de Logística: Entenda o papel dela e melhore o desempenho do seu negócio

Entenda como a Gestão de Logística pode melhorar  o desempenho do seu negócio

Você já desistiu de fazer uma compra porque o primeiro atendimento não foi satisfatório, você achou o negócio desorganizado ou demoraram para te retornar sobre alguma dúvida que precisava sanar antes de fechar negócio?

Muito provavelmente, você já passou por algo semelhante e certamente, não quis voltar a fazer negócio com a empresa em questão. Essa é uma situação muito comum, pois uma expectativa frustrada, gera descontentamento e consequente desistência.

O problema de situações desse tipo é que, quando você não atende seu cliente da forma como ele gostaria, fica em desvantagem em relação aos seus concorrentes, até porque, se eles tiverem uma boa gestão, vão saber acolher esses clientes de modo a fidelizá-los.

Por isso, a gestão de logística é tão importante para empresas que desejam garantir relevância e competitividade, especialmente, porque uma de suas principais funções é justamente garantir a satisfação dos clientes.

Conhecer e aplicar o conceito, em cada uma das etapas da cadeia de logística é uma maneira vantajosa de evitar prejuízos e traz uma grande otimização para as operações.

Em outras palavras, a gestão de logística consiste na administração da cadeia logística em todos os fluxos. Desde a produção das mercadorias até a compra do produto pelo consumidor final. Sendo assim só é possível fazer um bom trabalho nessa área, se houver um planejamento muito bem elaborado.

A gestão logística eficiente traz inúmeras vantagens, como:

  • Redução de custos com logística desorganizada;
  • Possibilidade de ser mais competitivo no mercado;
  • Otimização de recursos, que ajudam a melhorar a eficiência de sua entrega ao consumidor final, entre outros.

Através da gestão de logística é possível evitar aborrecimentos, com tomada de decisões de última hora, evitando atrasos nas operações, que possam refletir negativamente na imagem e consequentemente nas finanças da empresa.

Não por acaso, há muito tempo a logística deixou de ser uma atividade meramente operacional para se tornar estratégica, especialmente devido ao impacto que causa em toda produção.

Para ajudá-lo na gestão logística de seu negócio, separamos 10 dicas eficientes, que se aplicadas, vão melhorar muito suas operações. Acompanhe!

1) Analise seus processos:

Observe quais são os pontos da cadeia em que precisa melhorar a entrega e não se esqueça de avaliar os dados, eles são ótimos pontos de reflexão e podem te ajudar a entender onde está errando e no que está acertando;

2) Faça o planejamento estratégico de toda cadeia logística:

No planejamento foram estabelecidas metas. Depois, vem a execução, onde se coloca em prática tudo o que foi planejado. Vale lembrar que a gestão não acaba por aí: deve-se controlar os processos e analisar se eles realmente atingiram os objetivos;

3) Use a tecnologia a seu favor!

Hoje em dia, não dá para falar de logística sem pensar em soluções tecnológicas, portanto, modernizar é preciso, afinal, um setor eficiente é aquele capaz de otimizar as demandas, garantindo a produtividade e de preferência com os menores custos;

4) Mantenha uma equipe bem treinada e capacitada!

Atualmente, profissionais de logística que não são atualizados com as novidades do setor, sem dúvida são peças a serem descartadas, portanto, invista em pessoas qualificadas que saibam usar as novas tecnologias, associadas aos métodos de gerenciamento;

5) Atenda bem o seu cliente!

Não seria nem preciso dizer, mas não custa ressaltar o quanto o atendimento ao cliente deve ser assertivo, tendo em vista que o consumidor de hoje é muito mais exigente e além de qualidade, deseja ter boas experiências com as marcas dos produtos que ele escolhe. Imprevistos e falhas acontecem, no entanto, saber comunicá-las pode ser o retorno que seu cliente deseja, lembrando que atrasos em entregas afeta muito o índice de satisfação;

6)Adote um sistema único de dados:

Para que todas as informações da cadeia logística fiquem armazenadas no mesmo lugar. Desta forma, alcançará melhores resultados operacionais, além de agilidade, eficiência e segurança;

7) Utilize indicadores de desempenho

Eles possibilitam uma análise holística das atividades desenvolvidas, indicando acertos e apontando possíveis erros. Aproveite para compartilhar os resultados com os colaboradores envolvidos, para que juntos possam melhorar os processos;

8) Sempre que necessário utilize os centros de distribuição:

Estes são ótimas ferramentas de logística e transportes, normalmente localizados em lugares estratégicos e que também servem para armazenar produtos;

9) Procure evitar desperdícios.

Em um restaurante, por exemplo, comprar mais do que vá se utilizar em determinado prazo, significa correr riscos desnecessários e possivelmente ter que arcar com prejuízos consideráveis. O mesmo acontece em outras áreas. Dessa forma, fazer previsões de demanda, mensurar as vendas, estoques etc., é uma necessidade que não se deve abrir mão no dia a dia e também se trata de uma ação de logística;

10)Contrate um serviço de operação logístico:

Não tenha dúvidas, uma empresa especializada em gestão de logística mudará completamente o seu patamar de negócio, proporcionando uma capacidade de crescimento ainda maior.

Em síntese, a gestão de logística pensa no gerenciamento de toda a produção de forma integral, de modo a planejar, estruturar e controlar toda a operação, tendo como principal meta, garantir a satisfação do cliente.

O Grupo Mbm é especializado em promover o transporte e logística com segurança. Com um índice de qualidade elevado, nossa preocupação é estar sempre promovendo melhorias em nossos processos, para otimizar a performance de nossos parceiros.

Nós podemos ajudar a sua empresa a obter os melhores resultados através de nosso planejamento e coordenação. Entre em contato conosco e prepare-se: juntos, vamos longe!

Gestão de Logística

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.