Transporte e logística são duas palavras que sempre aparecem associadas e que também se complementam, por isso, muitas pessoas chegam a achar, tratar-se da mesma coisa.
E você? Sabe quais os conceitos de cada uma delas, por que aparecem sempre juntas e quais são as suas relevâncias dentro da operacionalização de um negócio?
De maneira simplista, pode-se dizer que logística é a arte de calcular, enquanto transporte está relacionado ao deslocamento, porém, obviamente transporte e logística são bem mais amplos e complexos que isso.
A logística é um sistema que organiza o fluxo de informações, materiais, e pessoas com o propósito de atingir um objetivo com agilidade.
Enquanto, o planejamento da escoação de mercadorias, que faz parte da função da logística, só é possível através de seu deslocamento, feito através do transporte.
Não dá para dizer qual cumpre função mais importante dentro de uma cadeia produtiva, simplesmente porque um não faz sentido sem o outro.
Sem um planejamento, execução e controle adequado de como será feito o transporte, não existe logística, assim como sem o transporte não é possível operacionalizar o sistema para levar a mercadoria até o consumidor.
Sendo assim, a associação desses dois meios é essencial para a performance de qualquer negócio, independente do segmento.
Um dos pilares do transporte e logística são os modais escolhidos para transportar as mercadorias. Na hora de fazer essa escolha, a logística considera alguns fatores como:
- Se o modal é capaz de transportar com segurança a mercadoria;
- A agilidade desse transporte;
- O custo benefício;
- A capacidade de transporte (quanto maior a quantidade de mercadoria, melhor), entre outros.
Como podem ver, a escolha do modal do transporte de mercadorias, faz toda uma logística e é totalmente estratégico. Basicamente existem 5 opções de modal:
- Transporte aeroviário: realizado através de aviões;
- Transporte aquaviário: realizado através da água;
- Transporte dutoviário: realizado através de dutos ou tubos;
- Transporte ferroviário: realizado através dos trilhos de trens;
- Transporte rodoviário: realizado através das rodovias.
Sendo esse último, o mais utilizado em âmbito nacional, especialmente por sua capacidade de transportar praticamente todo tipo de mercadoria. Tanto que no Brasil, esse é o maior meio de locomoção.
Mais do que nunca, a logística e o transporte são ferramentas de gestão, especialmente se considerarmos que, os custos com transporte equivalem a 60% do total das despesas.
Não por acaso, a terceirização dessas ferramentas complementares, que em algumas empresas até possuem departamento próprio, é um caminho sem volta.
Entre as vantagens da terceirização do transporte e logística, destacam-se:
- Economia;
- Desburocratização;
- Maior produtividade;
- Redução de custos em todas as etapas;
- Acesso a novas tecnologias;
- Controle simplificado de processos;
- Aumento da qualidade de serviço, entre outros.
A única preocupação e talvez a mais importante que uma empresa deva ter em relação à terceirização do transporte e logística está relacionada à qualidade do serviço oferecido, afinal, atender a demanda de maneira segura e eficiente é essencial, pois é o nome da empresa que está em jogo.
O Grupo MBM é líder no segmento de transporte e logística e além de fornecer a mais alta qualidade nesses serviços, estamos sempre buscando ajudar a melhorar a performance de nossos clientes, através de conhecimento de mercado e muita tecnologia.
Quer se destacar? Aposte no planejamento logístico e estratégico de sua empresa, sempre com a nossa assinatura de qualidade e segurança.
Conte conosco para ajudá-lo a manter o transporte e a logística de seu negócio, funcionamento de maneira eficaz.