Transporte e Logística: entenda os conceitos dessas poderosas ferramentas de gestão

Transporte e logística são duas palavras que sempre aparecem associadas e que também se complementam, por isso, muitas pessoas chegam a achar, tratar-se da mesma coisa.

E você? Sabe quais os conceitos de cada uma delas, por que aparecem sempre juntas e quais são as suas relevâncias dentro da operacionalização de um negócio?

De maneira simplista, pode-se dizer que logística é a arte de calcular, enquanto transporte está relacionado ao deslocamento, porém, obviamente transporte e logística são bem mais amplos e complexos que isso.

A logística é um sistema que organiza o fluxo de informações, materiais, e pessoas com o propósito de atingir um objetivo com agilidade.

Enquanto, o planejamento da escoação de mercadorias, que faz parte da função da logística, só é possível através de seu deslocamento, feito através do transporte.

Não dá para dizer qual cumpre função mais importante dentro de uma cadeia produtiva, simplesmente porque um não faz sentido sem o outro.

Sem um planejamento, execução e controle adequado de como será feito o transporte, não existe logística, assim como sem o transporte não é possível operacionalizar o sistema para levar a mercadoria até o consumidor.

Sendo assim, a associação desses dois meios é essencial para a performance de qualquer negócio, independente do segmento.

Um dos pilares do transporte e logística são os modais escolhidos para transportar as mercadorias. Na hora de fazer essa escolha, a logística considera alguns fatores como:

  • Se o modal é capaz de transportar com segurança a mercadoria;
  • A agilidade desse transporte;
  • O custo benefício;
  • A capacidade de transporte (quanto maior a quantidade de mercadoria, melhor), entre outros.

Como podem ver, a escolha do modal do transporte de mercadorias, faz toda uma logística e é totalmente estratégico. Basicamente existem 5 opções de modal:

  • Transporte aeroviário: realizado através de aviões;
  • Transporte aquaviário: realizado através da água;
  • Transporte dutoviário: realizado através de dutos ou tubos;
  • Transporte ferroviário: realizado através dos trilhos de trens;
  • Transporte rodoviário: realizado através das rodovias.

Sendo esse último, o mais utilizado em âmbito nacional, especialmente por sua capacidade de transportar praticamente todo tipo de mercadoria. Tanto que no Brasil, esse é o maior meio de locomoção.

Mais do que nunca, a logística e o transporte são ferramentas de gestão, especialmente se considerarmos que, os custos com transporte equivalem a 60% do total das despesas.

Não por acaso, a terceirização dessas ferramentas complementares, que em algumas empresas até possuem departamento próprio, é um caminho sem volta.

Entre as vantagens da terceirização do transporte e logística, destacam-se:

  • Economia;
  • Desburocratização;
  • Maior produtividade;
  • Redução de custos em todas as etapas;
  • Acesso a novas tecnologias;
  • Controle simplificado de processos;
  • Aumento da qualidade de serviço, entre outros.

A única preocupação e talvez a mais importante que uma empresa deva ter em relação à terceirização do transporte e logística está relacionada à qualidade do serviço oferecido, afinal, atender a demanda de maneira segura e eficiente é essencial, pois é o nome da empresa que está em jogo.

O Grupo MBM é líder no segmento de transporte e logística e além de fornecer a mais alta qualidade nesses serviços, estamos sempre buscando ajudar a melhorar a performance de nossos clientes, através de conhecimento de mercado e muita tecnologia.

Quer se destacar? Aposte no planejamento logístico e estratégico de sua empresa, sempre com a nossa assinatura de qualidade e segurança.

Conte conosco para ajudá-lo a manter o transporte e a logística de seu negócio, funcionamento de maneira eficaz.

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.