Segundo a Secretaria da Fazenda e Planejamento o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) é o documento emitido e armazenado eletronicamente, de existência apenas digital.
Com o objetivo a desburocratização, nele é possível vincular todos os documentos fiscais transportados na unidade de carga utilizada, cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emitente e autorização de uso pelo Ambiente Autorizador.
Essencialmente, o MDF-e é como uma nota eletrônica, que deve obrigatoriamente ser emitida pelas transportadoras ou empresas que prestam serviços de transportes de carga.
Sendo assim, o MDF-e é uma excelente ferramenta de otimização para as áreas de logística e transporte, garantindo entre outras coisas, que a carga está juridicamente de acordo com a lei.
Conheça as vantagens do MDF-e
São incontáveis os benefícios proporcionados pelo MDF-e, com destaque para a redução dos custos de impressão de documentos fiscais. Mas as vantagens não ficam apenas no âmbito da sustentabilidade.
Abaixo listamos oito ganhos obtidos a partir da emissão do MDF-e. Confira!
- Redução dos custos de armazenagem de documentos fiscais: Como os documentos são eletrônicos e sua guarda fica sob responsabilidade do contribuinte, o custo do arquivamento digital é quase zero.
- Facilidade no gerenciamento eletrônico de documentos: Com isto ocorre a otimização dos processos de organização e guarda, facilitando a recuperação e intercâmbio das informações.
- Redução de tempo de parada de caminhões em Postos Fiscais de Fronteiras: Como a fiscalização é mais rápida e simplificada, o tempo de espera dos caminhoneiros é muito menor, inclusive possibilitando uma entrega mais ágil das cargas.
- Padronização: Como a relação de documentação necessária para a emissão do MDF-e é única, acontece uma padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;
- Geração de Empregos: Diversas oportunidades de negócios e empregos são criadas na prestação de serviços ligados ao MDF-e.
- Credibilidade: Como tudo é eletrônico, ocorre um aumento na confiabilidade da fiscalização do transporte de cargas;
- Otimização de Serviços: Com a melhoria no processo de controle fiscal, abre-se a possibilidade de oferecer um eficiente intercâmbio e compartilhamento de informações entre os fiscos;
Em suma, com o MDF-e o gerenciamento de cargas se torna muito mais simples e ágil, o que consequentemente diminui os prazos de entrega e evita atrasos.
O Grupo MBM trabalha com Transporte e Logística com qualidade e segurança. Somos líderes do segmento. Conheça mais detalhes de nossa empresa e entenda porque nossos clientes e investidores acreditam em nós.