Entenda qual é o papel do transporte em uma estratégia logística

Basicamente, o papel do transporte em uma estratégia logística consiste em operacionalizar o processo para garantir que as demandas sejam atendidas.

Apesar de parecer simples e até mesmo pouco importante, não se engane: as funções do transporte em uma estratégia logística vão muito além da movimentação de materiais.

Quando tomamos conhecimento de que os custos do transporte em uma estratégia logística representam cerca de 60% das despesas totais, passamos a enxergar sua função com outros olhos.

Não por acaso, atualmente o transporte em uma estratégia logística eficiente e assertiva, desempenha papel de ferramenta de gestão.

Além de ocupar lugar de destaque entre as várias estratégias, o transporte utilizado como ferramenta, ajuda a diminuir despesas e aumentar o custo-benefício de uma operação.

Por esses motivos o transporte como aliado de uma estratégia de logística precisa oferecer soluções que possibilitem a flexibilidade e a velocidade que o cliente necessita.

Conseguir entregar a carga na hora certa, no lugar certo e com o menor custo possível é o maior desafio de uma empresa de logística, no entanto, é também seu maior diferencial competitivo perante seus concorrentes.

Ao escolher uma empresa para fazer parte da estratégia logística, três fatores são essenciais e devem ser considerados:

  • Qual é o investimento que a empresa faz em tecnologia?
  • Como ela faz o planejamento e controle de suas operações?
  • Ela oferece soluções de transportes intermodais?

Ao encontrar as respostas para esses questionamentos, será mais fácil escolher a melhor solução para a logística de qualquer negócio.

Atualmente no Brasil, o modal rodoviário é o mais utilizado, entretanto, infelizmente a falta de infraestrutura no setor, ainda é um dos principais obstáculos para as empresas de transporte e logística.

Uma das formas de driblar esse desafio é estabelecendo grandes centros de distribuição em regiões estratégicas, uma maneira de conseguir chegar ao consumidor mais rapidamente e com um custo menor.

Através da implementação dos pilares da logística moderna é possível atuar de maneira integrada em todos os seus setores.

De nada adianta oferecer um excelente custo, se a carga não for entregue na data prevista, com a mesma qualidade com a qual ela partiu, assim como entregar fora do prazo de entrega.

Além dos prejuízos financeiros pontuais, um transporte que não funciona adequadamente pode arranhar a imagem de uma empresa, gerando falta de credibilidade e levantando suspeitas sobre sua idoneidade.

Uma boa estratégia logística, que além do transporte, considera todos os pilares do processo, analisa:

  • A origem do produto;
  • O seu armazenamento adequado;
  • Prazo de saída e prazo de entrega, entre outros pontos.

Para isto funcionar de maneira eficiente é preciso que a empresa de transporte e logística avalie e gerencie três áreas específicas:

  • Administração de materiais;
  • Movimentação;
  • Distribuição.

Exigente, o mercado está cada vez mais competitivo, portanto, características como pontualidade, flexibilidade, gerenciamento de danos e riscos, além é claro da confiabilidade, são primordiais para qualquer empresa que atue com estratégia de logística.

O grupo MBM oferece um serviço de Transporte e Logística Integrado. Nosso trabalho é oferecer soluções completas de transporte de carga, garantindo a melhor qualidade e segurança do início ao fim do processo.

 

Fique tranquilo, seu e-mail está completamente SEGURO conosco!

Faça uma Cotação

Preencha o formulário a seguir para fazer uma simulação de sua cotação de transporte. Você receberá a cotação em seu e-mail.