Pallet de plástico: saiba mais sobre esse acessório e conheça seus benefícios

Cada vez mais utilizados, os pallets de plástico surgiram como uma excelente alternativa aos tradicionais pallets de madeira, apresentando diversas vantagens; confira no post.

Uma das soluções mais significativas e importantes do nosso desenvolvimento industrial, especialmente quando levamos em conta o aprimoramento de processos logísticos, foi o pallet. Esse acessório, que foi utilizado pela primeira vez por volta da década de 1920 na Europa e nos Estados Unidos, se tornou fundamental para o empilhamento de caixas e mercadorias nos estoques, auxiliando tanto no deslocamento desses produtos quanto em seu armazenamento.

Assim como sua importância, sua implantação também evoluiu ao longo dos tempos; em seus quase 90 anos de existência, muitas versões e modelos foram criados, e os pallets deixaram de ser apenas meros estrados de madeira. Atualmente, materiais mais modernos e com qualidade mais apurada têm sido empregados em sua fabricação, com o intuito de proporcionar uma melhor performance nos processos – uma dessas inovações recentes foi a criação dos pallets de plástico.

Confeccionados com um tipo de plástico altamente durável, esses pallets são uma ótima opção para quem precisa de um produto mais resistente, higiênico e prático. Confira algumas vantagens desse tipo de pallet a seguir:

  •  Peso: um pallet de plástico pesa aproximadamente a metade se comparado com um pallet de madeira com as mesmas características, facilitando sua utilização;
  •  Higiene: outra grande vantagem desse tipo de pallet é que sua limpeza é bem mais fácil de ser realizada, sem contar que diferentemente da madeira não há tantos riscos de contaminação por bactérias, fungos e afins, o que é extremamente vantajoso para alguns setores como o alimentício, por exemplo.
  •  Manutenção: assim como sua higienização, sua manutenção também é mais simples, uma vez que não existem preocupações com farpas ou pregos mal encaixados, nem com a degradação natural causada pela umidade, como acontece frequentemente com os pallets de madeira.
  •  Durabilidade: em média, a vida útil de um pallet de madeira de qualidade é de cinco anos, enquanto os pallets de plástico podem durar até 10 anos se bem cuidados e manuseados, ou seja, praticamente o dobro.
  •  Sustentabilidade: ao contrário dos pallets de madeira aos quais estamos acostumados, os pallets de plástico são muito mais ecológicos pois, além de não utilizarem recursos naturais em sua fabricação, podem ser facilmente reciclados, diminuindo assim seu impacto no ambiente.

Por todos esse motivos, os pallets de plástico vêm sendo cada vez mais adotados como uma alternativa aos tradicionais pallets de madeira. Claro que, como nem tudo é perfeito, esse tipo de pallet também apresenta algumas desvantagens, sendo a maior delas seu preço – atualmente seu custo é superior a pallets de madeira com as mesmas especificações; além disso, são mais propensos a deformarem sob cargas excessivas, uma situação que requer atenção e cuidados constantes.

Mesmo levando em conta essas questões, os pallets de plástico ainda representam um ótimo investimento, especialmente a longo prazo; afinal de contas, proporcionar um armazenamento adequado dos produtos deve ser sempre prioridade. E na hora de cuidar do transporte, conte com a gente: nós do Grupo MBM estamos sempre focados em garantir o melhor serviço com a máxima segurança, através de inovações e aprendizagens contínuas. Conheça mais sobre nossas soluções em nosso site.