Big Bags: saiba como realizar sua higienização da forma correta

Versáteis e econômicas, estas embalagens vêm ganhando cada vez mais espaço, mas é importante cuidar corretamente da sua higienização em caso de reutilização.

 

Você já ouviu falar em Big Bag? Para quem não conhece, se tratam de embalagens flexíveis de transporte de volumes, que podem ser usados para armazenar qualquer tipo de pó, granulado e até mesmo líquidos, de forma segura, resistente e maleável. Por serem extremamente econômicos e versáteis, além de serem fáceis de armazenar e transportar, esse tipo de contentor vem sendo cada vez mais utilizado pela indústria, principalmente no agronegócio e no setor petroquímico.

Existem diversos modelos de Big Bags, que podem ser feitas de diferentes tamanhos e materiais, atendendo às mais variadas demandas. Outra grande vantagem desses recipientes é que (salvo algumas exceções) eles podem ser reutilizados. Para isso, é necessário que seja realizada uma higienização rigorosa, que deve obedecer a alguns procedimentos de forma a garantir a segurança dos novos produtos que serão armazenados. Confira algumas etapas a serem observadas nesse sentido:

– Primeiramente, é necessário definir alguns critérios referentes à escolha da empresa que irá realizar o procedimento. Para isso, deve-se verificar sua reputação e suas instalações, para assim ter certeza de que a mesma atenderá suas necessidades;

– Após a escolha, é recomendado a realização do controle integrado de pragas e vetores urbanos, caso possuir certificações ISO;

– Outro passo fundamental é avaliar criteriosamente quais os perigos podem estar envolvidos no processo. Entre eles pode-se citar os químicos (resíduos de lavagem e de migração de compostos), físicos (aqueles adquiridos durante o transporte) e biológicos (por contaminação cruzada dos manipuladores), por exemplo;

– Por fim, é indicado definir junto da empresa prestadora do serviço um lote de Big Bags para que seja possível o monitoramento desses perigos. As avaliações de entreda e saída das embalagens servirão como registros e irão definir o número de vezes que elas poderão ser reutilizadas sem comprometer o produto. Para tal, é importante que a empresa prestadora apresente um laudo de avaliações químicas e microbiológicas.

Todos os processos devem ser devidamente documentados, para que estudos e avaliações possam ser realizadas posteriormente. Desta forma, é possível garantir a reutilização segura destes recipientes, assegurando que o produto transportado estará sempre livre de contaminações. Esta prática também possui o benefício de reduzir custos com os transportes, uma vez que menos embalagens serão adquiridas a longo prazo.

Agora que você sabe mais sobre as vantagens das Big Bags, bem como a importância de manter uma higienização adequada (e como realizá-la de forma correta), invista em sua utilização! E na hora de cuidar do transporte dos produtos da sua empresa, conte com a gente: nós do Grupo MBM estamos sempre focados em garantir o melhor serviço com a máxima segurança, através de inovações e aprendizagens contínuas. Conheça mais sobre nossas soluções em nosso site.